Área de intervenção – Ensino e aprendizagem do padrão motor de pedalar (andar de bicicleta) contribuindo para uma melhoria no estilo de vida e sendo, ecologicamente, sustentável.

Público-alvo do projeto - Comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia

Descrição - O projeto DE sobre Rodas na EB 2.3 de Santa Iria está no seu segundo ano de funcionamento, tendo começado no ano letivo de 2021/22, partindo da ideia de implementar a aprendizagem e a utilização regular da bicicleta em meio escolar, junto dos seus alunos e restante elementos da comunidade. Com a aprovação do projeto DE sobre Rodas, foram feitas as primeiras diligências no sentido de arrancar com o projeto e com as sessões de aprendizagem.
Atualmente, no presente ano letivo 2022/23, com a receção do kit velocipédico por parte do Desporto Escolar, permitiu-nos aumentar a frota ciclável e com isso ambicionar novas metas e objetivos para o nosso projeto. Contamos com a inscrição e participação regular de 35 crianças do 2.º e 3.º ciclos e mais recentemente abrimos um horário de participação aos alunos de 1.º ciclo do agrupamento de escolas de Santa Iria. A grande dificuldade prende-se com a criação de um local para armazenamento e reparação das bicicletas dentro da escola sede, sendo esse o nosso principal motivo para esta candidatura – a aquisição de uma garagem/oficina como infraestrutura fundamental para o sucesso deste projeto.

Objetivos:
1. Promover o ensino-aprendizagem do padrão motor «Andar de bicicleta»;
2. Promover mudanças de comportamento junto das crianças e dos jovens em idade escolar;
3. Promover a segurança e cidadania rodoviária;
4. Promover a Educação inclusiva (Equidade);
5. Potenciar a utilização da bicicleta no quotidiano;
6. Promover e divulgar boas práticas velocipédicas;
7. Promover os valores do Desporto Escolar;
8. Promover estilos de vida ativos e saudáveis.

Proponente: Mário Carlos Caetano Reis

Valor – 6 285,30 euros